quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Superação - Estudante veste saia com suas cartas de rejeição no mestrado

"Decidi vestir meus fracassos."




Marise Jalowitzki

Quando se quer muito alcançar um objetivo é preciso perseverar, não importa quantos "Não" são recebidos pelo caminho. Tem de ser uma coisa que motive a pessoa. Não vale se for apenas imposta pelos que estão no entorno. A motivação só chega quando se identifica um bom motivo que impulsione à ação (motico + ação = motivação).
Somente quando se quer muito é que vem a motivação e, aí, são necessárias ações continuadas, efetivas, até conseguir.
Foi o que fez a estudante Kaitlin K. Kirby, ao apresentar a sua tese de mestrado na Universidade Estadual do Michigan-EUA, em 7 de outubro deste ano. Vestindo uma saia composta por quase duas dezenas de cartas de rejeição que foi recebendo ao longo de cinco anos em que tentou ingressar com seu trabalho, ela surpreendeu os professores e todos que a assistiam.
A saia de papel foi confeccionada com as cartas contendo as respostas negativas de outros programas de mestrado, bolsas ou estágios em publicações acadêmicas onde a estudante tentou se candidatar e foi rejeitada. Até que ficou bem bonita.
As cartas foram costuradas a uma fita vermelha e presas em um tule. A ideia era 'vestir' as derrotas em um momento decisivo para seu futuro
A saia explicava aquilo que a estudante não conseguia explicar apenas com palavras: que o processo até à apresentação da tese era difícil e muitas vezes frustrante e que era preciso persistir, tentar de novo e de novo, como com tudo o que se quer muito e para o que, internamente, se sabe estar preparado. 
A estudante publicou uma fotografia nas redes sociais.


"Defendi com sucesso minha tese de doutorado hoje! No intuito de reconhecer e normalizar o fracasso durante o processo, usei uma saia feita com as cartas de rejeição do curso de doutorado. GRATA a todos os envolvidos na minha jornada." - publicou no Twitter (@kirbycai).

De acordo com a mesma publicação, a resposta à sua ideia foi muito positiva. Tanto os professores como os seus colegas aprovaram a iniciativa e lhe deram os parabéns. 

"Definitivamente, a ideia teve significado para mais pessoas do que eu esperava", afirmou Kaitlin.

Os fracassos, quando aceitos, são valiosa experiência e aprendizado. Precisam estar incorporados como parte do processo e ensinam que não se deve dar um peso absoluto, um valor muito grande para o 'Não'. Pode haver uma oportunidade logo além.



Serviu de fonte:
https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/1104625/estudante-defende-tese-com-saia-feita-de-cartas-de-rejeicao-de-estagios?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=1104625

Link deste post: https://sofrimentonaoamorsim.blogspot.com/2019/10/superacao-estudante-veste-saia-com-suas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário